“Um acumulado muito grande num curto espaço de tempo”, diz prefeito de São Gabriel sobre temporal que atingiu a cidade

“Um acumulado muito grande num curto espaço de tempo”, diz prefeito de São Gabriel sobre temporal que atingiu a cidade

Foto: Defesa Civil de São Gabriel

Com um volume de chuva que ultrapassou os 200 milímetros em menos de 24 horas – segundo o prefeito da cidade – queda de granizo e ventos fortes, São Gabriel foi uma das cidades mais atingidas pelo temporal que passou pela Região Central entre a noite de sexta-feira (22) e a manhã deste sábado (23). Em entrevista à rádio CDN, no programa Bom Dia, Cidade!,  o prefeito Lucas Menezes detalhou os estragos, que incluem a queda de um muro de uma unidade militar, alagamentos e a remoção de famílias.

📲 Mande seu relato para a CDN

Segundo o prefeito, o tempo se intensificou no final da tarde de sexta, com um acumulado de quase 100 mm de chuva em cerca de uma hora.

– A gente está vivendo mais um temporal que gera uma série de problemas e transtornos. Tivemos queda de granizo em vários pontos aqui da cidade e um vento muito forte, que causou muitos transtornos – afirmou o prefeito.


Transtornos

Foto: Defesa Cívil de São Gabriel (Divulgação)

Entre os principais estragos está a queda do muro da 13ª Companhia de Comunicações do Exército. Houve também quedas de árvores e postes, o que causou falta de energia em diversos pontos da cidade. O transbordamento de sangas e o rápido crescimento do nível do Rio Vacacaí também foram registrados.

– No final da noite de ontem, quatro famílias que residem às margens de córregos foram atendidas pela Defesa Civil. O transbordamento colocou em risco a estrutura das residências e as famílias acionaram a Defesa Civil – detalhou Menezes.


O prefeito informou que convocou uma reunião de emergência da Defesa Civil para as 8h deste sábado e que as equipes da prefeitura seguirão de plantão durante todo o final de semana. 

– A gente espera que a chuva pare muito em breve para que a gente não tenha um agravamento ainda maior do quadro e, principalmente, para que as nossas equipes possam trabalhar melhor na limpeza da cidade e no restabelecimento da normalidade – concluiu o prefeito.


Veja e reveja: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria ultrapassa a média de chuva para todo o ano já em agosto Anterior

Santa Maria ultrapassa a média de chuva para todo o ano já em agosto

Chuva e vento forte causam alagamentos, quedas de árvores e interdição de rodovia no RS Próximo

Chuva e vento forte causam alagamentos, quedas de árvores e interdição de rodovia no RS

Geral